Patrícia Almeida
notícia

Financiamento para projetos nacionais com elevado potencial de impacto na área das TIC

Até ao final de junho, o Programa CMU Portugal está à procura de propostas altamente inovadoras em TIC, em áreas que vão desde Informática, Inteligência Artificial, a Robótica ou Interação Pessoa-Máquina, privilegiando projetos que comprovem ter elevado potencial de impacto em contextos tecnológicos e económicos internacionais.

Com uma duração máxima de 12 meses, os projetos exploratórios (ERPs) vão apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas em colaboração com equipas da Carnegie Mellon University (CMU) a dar início a atividades de investigação com relevância estratégica para o Programa e para o País. Segundo Inês Lynce, co-diretora do programa CMU Portugal “o formato e a duração destes projetos definem-nos como iniciativas exploratórias que têm por objetivo abrir caminho para outros projetos de maior dimensão, ou seja, ser uma rampa de lançamento para projetos de maior escala”.

O financiamento máximo para instituições de investigação portuguesas varia entre 50 mil euros se a candidatura for apresentada apenas por uma Instituição, a 70 mil euros para consórcios com mais de uma instituição nacional.

Desde o seu início em 2006, o Programa CMU Portugal já lançou nove concursos para financiamento de projetos de investigação e já apoiou um total de 74 projeto colaborativos.

As propostas devem ser submetidas através da plataforma online da FCT, em inglês, até ao dia 30 de junho usando o formulário disponível para o efeito.