Tem hoje início a “Girl in ICT Week”, iniciativa que se prolonga até dia 29 de abril e com o objetivo de reverter a tendência de redução da participação das raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias.
A marcar este primeiro dia, realiza-se hoje, a partir das 15H00, o webinar “Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Conversas sobre Tecnologia”. O encontro conta com as participações de mulheres profissionais das áreas das TIC como Matilde Buisel (CDI Portugal e Apps For Good), Sandra Miranda Ferreira (Microsoft), Lara Campos Tropa (IBM), Joana Rafael (Sensei), Beatriz Macedo (Kirchhoff Automotive), ou Daniela Braga (CEO da DefinedCrowd).
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estará presente na sessão de encerramento pelas 16H50.
O evento assinala também o 10.º aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC (22 abril 2021), criado pela União Internacional das Telecomunicações, Esta é uma das iniciativas levadas a cabo pelo Governo para reverter a descida da percentagem de mulheres entre as pessoas diplomadas em TIC.
Foi, aliás, esse objetivo que, em 2017, levou à criação do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que já alcançou quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, coordenado pela CIG, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo, atualmente, uma rede de 58 entidades parceiras onde se destacam empresas tecnológicas como a IBM, DefinedCrowd, Microsoft, Sensei e Siemens, 26 escolas básicas e secundárias e 13 instituições de ensino superior.