Joana Mendonça, professora associada de Gestão da Inovação do Instituto Superior Técnico (IST), foi ontem nomeada nova presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), sendo a primeira vez que a instituição é presidida por uma mulher. De acordo com nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o conselho de administração inclui ainda Eduardo Bacelar, do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho e responsável durante os últimos anos pela colaboração entre a Universidade do Minho e a Bosch Car multimédia, e João Borga, diretor executivo da Startup Portugal.
A nomeação dos novos órgãos sociais da ANI para triénio de 2021-2023 decorreu ontem durante a Assembleia Geral da Agência. Nuno Mangas, atual presidente do Compete, antigo presidente do Politécnico de Leiria e antigo presidente do IAPMEI, será o novo presidente da Assembleia Geral da ANI. Paulo Ferrão, do IST e antigo presidente da FCT assumirá os cargos de vice-presidente e secretário.
O novo conselho de administração e órgãos sociais iniciarão funções até ao início de maio de 2021.
A ANI tem como objetivo estimular e promover a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais.
Ainda segundo a tutela, compete à ANI prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal (2018-2030).