Patrícia Almeida
notícia

Quase metade das empresas portuguesas do comércio a retalho não tem presença online

Quase metade (45%) das empresas portuguesas do setor do comércio a retalho não tem qualquer tipo de presença online, cingindo-se ao comércio mais tradicional.

“Esta realidade impede-as de explorar o seu máximo potencial e coloca-as numa posição muito desfavorecida, sobretudo num momento de confinamento como o que vivemos”, refere a Sage, empresa líder de mercado em soluções de gestão empresarial na Cloud.

A multinacional realizou um inquérito junto de várias centenas de empresas nacionais para compreender o impacto da pandemia nos seus negócios e o seu nível de digitalização e preparação para o novo paradigma que agora se impõe.

De acordo com os dados do inquérito, entre as empresas que não têm presença online, mais de metade (53%) justifica essa ausência com a falta de recursos – sejam eles recursos financeiros para realizar o investimento, recursos internos para fazer a gestão das novas plataformas, ou o conhecimento para acompanhar a evolução tecnológica.

Todavia, de acordo com os dados recolhidos pela Sage, apenas 35% dos inquiridos refere que pretende fazer  em 2021, investimentos para acelerar a transformação digital e capacidade produtiva – por exemplo, através de software, equipamentos e infraestruturas que permitam automatizar processos, ter presença online e poder trabalhar de forma remota.

“Os números deste estudo são preocupantes, porque nos demonstram que o setor do comércio a retalho em Portugal não está verdadeiramente preparado para a situação desafiante que vivemos. É necessária uma verdadeira mudança de mentalidades para que as empresas portuguesas compreendam a vitalidade de se digitalizarem”, adverte Josep María Raventós, Country Manager da Sage Portugal. 

“Os resultados deste estudo levam-nos a concluir que é preciso apostar neste setor e oferecer-lhe, agora mais do que nunca, as ferramentas, conhecimentos e demais condições para que possa implementar um plano de recuperação eficaz, tão rapidamente quanto possível,” acrescenta.