O FórumIA – Inteligência Artificial em Portugal, organizado pelo Programa INCoDe.2030, realiza na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a sua primeira sessão online. Dedicada ao tema “Inteligência Artificial no Setor do Retalho”, esta será a primeira sessão de um ciclo que vai decorrer ao longo do ano, onde se procurará conhecer os desenvolvimentos da investigação e inovação da Inteligência Artificial (IA) em Portugal.
A primeira sessão do FórumIA vai analisar a utilização da tecnologia IA no retalho alimentar e entender os desafios da aplicação da IA pelas grande e pequenas empresas deste setor que representa 11% do PIB de Portugal.
A reflexão sobre as mudanças que a utilização da inteligência artificial tem trazido às empresas da área do retalho alimentar será conduzida por Alípio Jorge, coordenador da AI Portugal 2030 e contará com a participação das empresas SONAE MC, LTP e Jerónimo Martins, com representantes da Fraunhofer&FEUP, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), e da ASAE. Também a Agência Nacional de Inovação irá dar a conhecer os apoios às empresas para a utilização deste tipo de tecnologia para o melhoramento dos processos das empresas.
A primeira sessão do FórumIA vai decorrer em formato online e está agendada para as 10H00. O evento é gratuito, com inscrição prévia, através do site do Programa INCoDe.2030 (https://www.incode2030.gov.pt/).
Ao longo de 2021, a iniciativa vai trazer a debate a utilização da inteligência artificial em vários setores como o ambiente, a administração pública, o emprego, a comunicação, entre muitos outros, sempre com intervenientes da esfera pública, privada e da academia.