Patrícia Almeida
notícia

“As nossas ‘start-ups’ são particularmente motivadas para a internacionalização”

“Somos um país pequeno, com um mercado reduzido e as nossas ‘start-ups’ são particularmente motivadas para a internacionalização”. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que destacou, numa intervenção na Web Summit, o progresso tecnológico de Portugal nos últimos anos e a participação ativa nos esforços europeus para a inovação.

De acordo com o governante, parte da recuperação pós-pandemia será possível através da criação de “muitos postos de trabalho pelas start-ups”, que terão uma crescente preocupação com a sustentabilidade em Portugal.

A este propósito, Manuel Heitor deu como exemplos os avanços de várias ‘start-ups’ nacionais na monitorização da natureza e biodiversidade e a integração de “inteligência artificial para deteção do plástico nos oceanos e desenvolvimento de formas de reutilização” como resposta à emergência ambiental.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, termina hoje, numa edição que decorreu num formato totalmente online.