Este ano, a Web Summit teve de adaptar-se às restrições impostas pela crise pandémica e, por isso, será uma edição exclusivamente online.
O evento tecnológico decorre de 2 a 4 de dezembro numa plataforma de videoconferência que permite a partilha de conteúdos entre os mais de 100 mil participantes previstos, entre eles 2.500 startups e mais de 800 oradores.
A plataforma online foi desenvolvida pela própria Web Summit e junta cinco canais (um deles exclusivamente para Portugal) que funcionam como os palcos onde decorrem as conferências e mesas-redondas.
Apesar das distâncias impostas pela covid, o evento pretende proporcionar o contacto entre os milhares de participantes. Assim, além de videochamadas de grupo para partilha de experiências, a Web Summit lança uma funcionalidade conhecida por “Mingle” que deverá pôr em contacto duas ou mais pessoas, de acordo com as escolhas efetuadas por algoritmos de inteligência artificial a partir do perfil de cada uma delas, numa espécie de “speed dating”.
Entre os convidados mais mediáticos para o evento estão Eric Yuan, fundador e CEO da Zoom; Gwyneth Paltrow, atriz e fundadora da Goop; Jimmy Wales, fundador da Wikipedia; José Mourinho, treinador; Serena Willians, tenista; Mike Schroepfer, diretor de tecnologias da Facebook; ou Tedros Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial de Saúde, entre outros.
No segundo dia do evento, a 3 de dezembro, o ministro Manuel Heitor anuncia o vencedor do desafio “500K AI Moonshot Challenge”, uma competição mundial lançada por Portugal na Web Summit do ano passado, que combina tecnologias de espaciais e de computação avançada e de Inteligência Artificial, na qual equipas de todo o mundo foram desafiadas a encontrar soluções para resolver problemas complexos no âmbito das alterações climáticas em termos de deteção, localização e monitorização de plásticos nos Oceanos.
Este desafio é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) num valor de 500 mil euros, que será atribuído às melhores solução técnicas para desenvolver novas atividades de I&D em Portugal nos próximos dois anos.